Header Ads

LightBlog

Doenças do aparelho circulatório são as maiores causas de morte em Jussiape, revela relatório

Foto: Reprodução

Um relatório divulgado pela Secretaria de Saúde de Jussiape, no dia 22 de março deste ano, revelou que, com quatro casos, fatores ligados a doenças do aparelho circulatório são as maiores causas de morte no município. Em segundo lugar na lista das principais causas de morte em Jussiape, estão as doenças do aparelho respiratório, com três casos. Já em terceiro, surge, como causa, as doenças do aparelho geniturinário, com duas notificações.

Ao analisar os dados de mortalidade de 2017, divulgados pela Secretaria de Saúde de Jussiape, é possível constatar que, se comparado aos dados de 2016, houve uma diminuição no gráfico que indica o número de óbitos. De acordo o relatório, houve uma constatação da diminuição dos casos de doenças do aparelho circulatório, caindo de 34, em 2016, para 15, em 2017.

Para a Secretaria de Saúde, o resultado alcançado é proveniente de uma maior conscientização da população, quanto à necessidade da prática de atividades físicas.

O resultado apresentado em relação à morbidade hospitalar por grupos de causas e faixa etária acusa as doenças do aparelho respiratório como as responsáveis pelo maior número das notificações. Foram registrados 40 casos em 2017, no entanto, houve uma significativa diminuição, se comparado a 2016, que registrou 61 casos.

Outro dado importante, que também foi divulgado, é que, em 2017, houve uma diminuição dos casos de doenças infecciosas e parasitárias, caindo de 75, em 2016, para 28, em 2017. O que, de acordo com a Secretaria de Saúde, é fruto de uma intensa promoção de atividades educativas para a população.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Foto: Will Assunção/JUP

Na quinta-feira, 22 de março, uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizado na Secretaria de Assistência Social, na Praça 9 de Julho, no centro da cidade, apresentou o relatório anual de gestão de 2017, além de anunciar o remapeamento da Unidade de Saúde Feliciano Assunção, após a comunidade rural de Baraúnas passar a pertencer ao município de Jussiape, assim como a prestação de contas da Saúde do exercício de 2017.

A prestação de contas da Saúde foi feita pelo contador da Prefeitura de Jussiape Murilo Rodrigues Novais. Participaram também da reunião, a secretária de Saúde Simone Aguiar, a enfermeira Ianne Luz, o coordenador da Vigilância Sanitária Renato Carvalho, a coordenadora do Atenção Básica Dulcemaria de Fátima Assunção Tanajura, além dos conselheiros municipais de saúde e agentes comunitários.