Header Ads

LightBlog

Como identificar uma vogal de ligação?


Como sabemos, as palavras da língua portuguesa são formadas e estruturadas por elementos mórficos, como radicalraiztemaafixos (prefixos e sufixos)desinências (nominais e verbais), vogal e/ou consoante de ligação e vogal temática.

Cada partícula é fundamental para que possamos compreender as palavras, pois representa uma unidade mínima de significação chamada de morfema.

vogal de ligação, representando um morfema que apenas surge por motivos eufônicos (ligados ao som), justamente para permitir que a palavra seja pronunciada de forma efetiva. Como é o caso de:

GASÔMETRO
TECNOCRACIA
INSETICIDA

CONSOANTES DE LIGAÇÃO
Assim como as vogais de ligação, as consoantes de ligação são fonemas que aparecem no interior das palavras permitindo a ligação entre o radical e as desinências. As vogais e consoantes de ligação são consideradas como elementos eufônicos, ou seja, estão relacionados com os aspectos fonológicos (sons), contribuindo para a pronúncia de algumas palavras. É importante ressaltar que as vogais e as consoantes de ligação não causam alteração de sentidos nas palavras.

Vamos aos exemplos:

Brasiliense

Brasil – radical
i – vogal de ligação
ense – sufixo

Inseticida

Inset – radical
i – vogal de ligação
cida – sufixo

Cafeteira

Cafe – radical
t – consoante de ligação
eira – sufixo

Escolaridade

Escola – radical
r – consoante de ligação
idade – sufixo

Chaleira

Cha – radical
l – consoante de ligação
eira – sufixo