Header Ads

LightBlog

Vereador levanta questionamento sobre cães de rua em Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

O vereador Edilando Brandão (MDB) levantou a questão dos cães que são abandonados e acabam se procriando pelas ruas de Jussiape, na sessão da última sexta-feira (23). Uma solução para o problema, que é considerado uma questão de saúde pública, foi cobrado pelo vereador à secretária de Saúde de Jussiape Simone Aguiar, que participou da sessão plenária para esclarecer pontos relacionadas a sua pasta.

Veja também

Simone Aguiar disse que a Secretaria de Saúde trabalha com denúncia. “Não adianta alguém chegar e procurar o vereador Edilando; a não ser que o vereador Edilando vá à Secretaria e faça a denúncia, porque a gente tem que estar notificando isso”, pontuou exemplificando como funciona a tramitação burocrática para acionar as autoridades competentes.

De acordo com a secretária, até o momento em que o vereador se posicionou sobre os cães abandonados nas ruas da cidade, não houve denúncia formalizada. No entanto, Simone Aguiar reforçou que animais abandonados não são de responsabilidade da Secretaria de Saúde, mas da Secretaria de Administração.

A secretária de Saúde segue explicando que a responsabilidade da pasta a qual é responsável cuida das doenças que eventualmente os cães possam transmitir, mas reforça que a questão dos animais soltos “vai ter que ver com o secretário Everton Novaes que vai ter que tomar providência em relação a isso”, completou.

A secretária ainda sugeriu a possibilidade de realizar uma campanha de castração, já que, de nenhum modo, e com raras exceções os animais não podem ser sacrificados, envolvendo diferentes secretarias do município.