Header Ads

LightBlog

Secretaria de Assistência Social propõe novas ações para o Bolsa Família em Jussiape

A sede da Secretaria de Assistência Social de Jussiape Foto: Will Assunção/JUP

A Secretaria de Assistência Social de Jussiape promoveu um encontro, na quinta-feira, 22 de fevereiro, na sede da secretaria, na Praça 9 de Julho, com a participação da secretária de Assistência Social Eulina Caires, a gestora do Bolsa Família no município Juliete Lima, a assistente social Jozane Castro, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Hellen Silvina, a psicóloga do CRAS Jucélia Caires, a secretária de Saúde Simone Aguiar, a coordenadora da Atenção Básica Dulcemaria, os enfermeiros dos PSF da sede, Caraguataí, São José e Espinho, além dos agentes comunitários de saúde do município.

Com o objetivo de discutir o planejamento e ações referentes ao programa Bolsa Família para exercício de 2018, a secretaria pretende estreitar a atuação das áreas distintas, como o Social, Saúde e Educação, com o intuito de trabalhar de maneira ainda mais concisa para desenvolvimento do programa Bolsa Família.

De acordo com a responsável pela pasta, Eulina Caires, através dessas novas ações será possível melhorar a qualidade dos benefícios no que diz respeito às frequências escolares, vacinas, assistência às gestantes com o pré-natal, atualização cadastral, além de novos cadastros, palestras e da participação das famílias nas atividades do CRAS.

A reunião serviu também para esclarecer que o Cadastro Único é a porta de entrada pra os programas sociais dos governos federal, estadual e municipal. “Foi importante também porque pôde elucidar dúvidas no que concerne à renda per capita dos programas sociais e da necessidade do cumprimento das condicionalidades da saúde e da frequência escolar”, pontuou Eulina Caires.

A secretária ainda ressaltou que o resultado esperado da reunião foi o de levar a informação e sensibilizar os usuários quanto à renda, bem como os critérios elegíveis para os programas.

Em Jussiape, o programa Bolsa Família beneficia 1.165 famílias, ou seja, 29,59% da população do município, que recebeu, em janeiro de 2018, o valor de R$ 148.901,00 em auxílio do programa do Governo Federal.