Header Ads

LightBlog

Análise da água feita pelo Estado contraria Embasa, diz secretária de Saúde de Jussiape

A secretária de Saúde Simone Aguiar Foto: Will Assunção/JUP

Uma análise da água, que é consumida pela população de Jussiape e é retirada diretamente do Rio das Contas no município, foi realizada pelo laboratório da Base Regional da Saúde de Brumado e constatou, através de um laudo enviado à Secretaria de Saúde de Jussiape, contaminação, o que resultou em uma classificação insatisfatória.

A análise constatou, de acordo com a secretária de Saúde de Jussiape Simone Aguiar, coliformes totais. Já em relação à coloração da água, o resultado atingido foi de 70%, enquanto o considerado aceitável é de até 15%, informou a secretária de Saúde, que esclareceu questões da Saúde no município, na sessão plenária da última sexta-feira (23).

“Veio um resultado que eu não gostei”, disse Simone Aguiar. A responsável pela pasta da Saúde em Jussiape ainda afirmou que a análise do Estado se diferencia da análise divulgada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que, de acordo informou a concessionária, o resultado da água coletada seria satisfatório. “Então, o laudo da Embasa não bate com o laudo [solicitado] pela Vigilância do município, que é analisado pelo laboratório do Estado”, finalizou.

Estação de tratamento em Jussiape Foto: Will Assunção/JUP