Header Ads

LightBlog

15 prováveis temas para a redação do Enem 2018


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 se aproxima e os candidatos terão que enfrentar o segundo maior exame do mundo para garantir uma vaga no ensino superior. A redação desta edição deverá propor um tema que exija do candidato reflexão, argumentação, senso crítico e o principal: respeito aos direitos humanos. É provável que o assunto da redação seja de caráter social, focados na leitura da realidade brasileira e que levante uma problemática, além de cobrar do candidato uma proposta de intervenção. A Jussi Up selecionou temas que são as apostas de diversos especialistas para a redação do Enem 2018:

1) O sistema carcerário no Brasil
Os principais problemas que o sistema carcerário no Brasil tem enfrentado nos últimos anos.

2) Doenças epidêmicas
O país tem enfrentado problemas de saúde e endemias nos últimos anos, como Zika Vírus, Chikungunya, e até a febre amarela, muitas são causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

3) Consumo e sustentabilidade
Com os problemas ambientais, a discussão sobre o consumo e a sustentabilidade está cada vez mais presente.

4) Clima
Com as mudanças climáticas sentidas no mundo todo.

5) Esportes
O país sediou a pouco tempo a Copa do Mundo e as Olimpíadas, no entanto, em 2018, a Rússia vai sediar o Mundial.

6) Mobilidade
O uso dos transportes alternativos é cada vez mais discutido já que a maioria das grandes cidades do país enfrentam problemas na mobilidade urbana.

7) Violência urbana (armamento)
O país ainda possui alto índice de violência, como a população é a mais prejudicada e apreensiva sobre o problema o tema pode ser abordado na redação, além do estatuto do desarmamento.

8) Saúde mental
Muitas doenças mentais têm afetado a população, como depressão, ansiedade, bipolaridade e síndrome do pânico. Inclusive, essas enfermidades são causadoras de suicídios, assunto que foi muito tratado, em 2017, devido ao jogo Baleia Azul e à série 13 Reasons Why.

9) Privacidade na internet
A privacidade de informações pessoais na internet, tanto em questão de fotos íntimas como a de dados pessoais utilizados por sites e aplicativos.

10) Corrupção na política e as benesses
A operação Lava Jato e recentemente o debate sobre o pagamento de auxílio moradia a políticos e magistrados com altos salários.

11) Diversidade de gênero
Tema muito delicado e relevante, o candidato deve levar em consideração os conceitos e levar em consideração as diversas formas da identidade de gênero ao se manifestar.

12) Discurso de ódio na internet e as fake news
A proposta tem o intuito de abordar as diversas manifestações do ódio, que atualmente é intensificado com a internet. Além de contar com uma aliada poderosa: as fake news (notícias falsas).

13) Legalização das drogas
A maconha tem sido cada vez mais um assunto no centro de debates polêmicos entre cientistas, políticos e a população em geral.

14) Maioridade penal
O sistema carcerário brasileiro enfrenta um sério problema de superlotação e, para agravar a situação, a proposta de diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos.

15) Aborto
Questões científicas, éticas, morais e religiosas que envolvem o aborto são boas táticas de abordagem para discutir o tema.

EXTRA
As novas configurações familiares
O aparecimento do termo childfree (livre de crianças) traz a tona um fenômeno social importante que revela o crescente número de pessoas que optam por não ter filhos, assim como o surgimento de um novo conceito de família, que também traz ao debate o direito de adoção por casais gays.

A REDAÇÃO
A proposta de redação do Enem 2018 deverá contar com um texto de apoio que traz sempre um questionamento, exigindo que o participante interaja com a problemática e proponha uma solução viável. A proposta de intervenção vale 20% da nota da produção textual, a qual vai de 0 a 1.000.