Header Ads

LightBlog

Qual usar: acidente ou incidente?

A palavra acidente se refere a um desastre e a palavra incidente se refere a um desentendimento ou a um acontecimento imprevisto.

Acidente é um substantivo comum masculino e tem sua origem na palavra em latim accidens. Esta palavra se refere a um desastre, a um acontecimento inesperado e desagradável, com consequências graves e lamentáveis. Também tem significado de: irregularidade no solo, irregularidade na distribuição da luz, sinais utilizados para alterar o som das notas musicais, entre outras.

Incidente pode ser um substantivo comum masculino ou um adjetivo uniforme. Tem sua origem na palavra em latim incidens e se refere a um desentendimento, a um atrito. É um episódio imprevisto que altera o desenrolar dos acontecimentos, mas sem consequências desastrosas. Também tem significado de: algo que incide, alguma coisa que tem caráter secundário, entre outras.

As palavras acidente e incidente são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.