Header Ads

LightBlog

Qual a diferença entre notícia, matéria e reportagem?


Apesar de todas as nomenclaturas pertencerem ao discurso jornalístico, existem entre elas diferenças cruciais; entenda:

Reportagem
É definida pela intenção comunicativa, pois sua função é, primeiramente, informar, ou seja, levar a notícia ao leitor e, por isso, sua proposta se baseia em fatos. Para abordá-los, a reportagem se apresenta através de elementos relevantes: o que aconteceu, onde, por quê, quando, com quem etc. A reportagem deve responder a esses questionamentos através de uma linguagem clara, concisa e, na maioria dos casos, objetiva.

Diferentemente da notícia, a reportagem não precisa tratar, necessariamente, de assuntos recentes. Enquanto a notícia trata de um caso específico, a reportagem fala de um tema mais amplo. Geralmente, trazem pontos de vista variados, investigam e interpretam os acontecimentos e trabalham o fato de maneira exaustiva. Podem apresentar tabelas, dados estatísticos, mapas e entrevistas. Antes de serem publicadas, as reportagens passam por uma apuração detalhada das informações.

Notícia
De caráter objetivo, a notícia deve responder a seis perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê? Como? No corpo da notícia, desenvolve-se gradualmente a informação em cada parágrafo, por isso a informação é cada vez mais elaborada, detalhada.

Matéria
É todo texto jornalístico de descrição ou narrativa factual. Dividem-se em matérias quentes (sobre um fato do dia, ou em andamento) e matérias frias (temas relevantes, mas não necessariamente novos ou urgentes).