Header Ads

LightBlog

Maior cheia dos últimos dez anos faz volume do Contas se aproximar do topo de barragem, em Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

As fortes chuvas, que caíram na região da Chapada Diamantina (BA) nos últimos dias, fizeram o Rio das Contas, em Jussiape, transbordar em diversos pontos do seu trajeto pelo município. Na tarde deste domingo (16), o rio ganhou mais volume com a chegada da água proveniente das chuvas incessantes que caem na região.

Considerada a maior cheia dos últimos dez anos, o volume de água do Rio das Contas se aproximou do topo da Barragem Duas Ilhas, que abastece o consumo humano em Jussiape. As suas margens foram tomadas pelas águas que chegaram no início da tarde deste domingo.
  
A vasão do sistema Duas Ilhas forma um espetáculo da natureza, no Contas, e recebe visitas da população, turistas e visitantes que se deslumbram com as águas caudalosas do principal cartão postal da cidade.

A antiga ponte que liga as duas margens do rio foi coberta pela cheia. Já a nova ponte, ficou marcada pela água até a sua base. Propriedades onde o gado pasta tiveram as cercas tomadas pelo novo volume do Contas. A cor amarronzada da água ainda é muito presente.