Header Ads

LightBlog

Festa de Nossa Senhora da Saúde se consagra como a mais importante manifestação cultural de Jussiape

Missa solene é celebrada pelo bispo Armando Bucciol Foto: Will Assunção/JUP

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde reuniu na última sexta-feira (2) centenas de fiéis católicos na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro de Jussiape, em uma manifestação considerada a mais tradicional do município.

A Festa da Padroeira de Jussiape teve início com uma alvorada às 5h, percorrendo as ruas da cidade, ao som de uma filarmônica. Já durante o dia, às 10h, em uma concentração, membros dos grupos de oração Terço dos Homens se reuniram no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde para rezar o terço.

TRADIÇÃO
A Festa de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira do município, consagra uma tradição secular que remonta o século 19. A manifestação religiosa comemora 152 anos em 2018. Sua história começa com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Saúde, trazida de Portugal por escravos e oferecida à Igreja Matriz, por José Joaquim da Silva Junior, no dia 2 de fevereiro de 1866.

DEVOÇÃO E FÉ

Festa da Padroeira completa 152 anos em 2018 Foto: Sueli Muniz/JUP

Às 17h, a filarmônica e fiéis católicos se reuniram em frente à casa de uma festeira, de onde seguiram para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, onde foi realizada a missa campal festiva, celebrada pelo bispo Armando Bucciol, acompanhados por párocos da região. Após a celebração, uma procissão, acompanhada por uma multidão, seguiu pelas principais vias da cidade, seguida pelo som instrumental de uma filarmônica.

A imagem de Nossa Senhora da Saúde foi levada em um andor enfeitado de flores, que trazia uma miniatura da Capela que leva o nome da Padroeira de Jussiape. A imagem da santa durante o percurso foi cercados por católicos de diversos povoados e municípios da região que participaram emocionados, revestidos de glória, respeito e profundo fervor espiritual, o que deixou evidente, durante a cerimônia, a devoção à Mãe de Jesus. Ao final das comemorações, o céu do centro de Jussiape ficou iluminado com a queima de fogos.

As comemorações contaram com nove dias de celebrações em louvor à Padroeira. A programação seguiu com um leilão, além da coroação de Nossa Senhora.
Festa da Padroeira completa 152 anos em 2018