Header Ads

LightBlog

Afinal, o que significa sofrência?

Arte ZH
Antes de mais uma palavra, pode não ser sabido por muito de nós, mas sofrência é um neologismo da língua portuguesa. Ou seja, uma figura de linguagem formada a partir de um fenômeno linguístico que utiliza o emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, conferindo atribuição de novos sentidos semânticos a palavras já existentes na língua.

No caso específico da palavra sofrência, temos a junção dos vocábulos sofrimento e carência, que ganhou um significado similar ao da expressão popular dor de cotovelo.

No entanto, a sofrência pode ser entendida como um estado de espírito, quando alguém se desilude e passa por momentos de uma tristeza inconsolável, seja por causa de um amor não correspondido, uma decepção amorosa, traição etc. Todavia, em nenhum dicionário da Língua Portuguesa consta a palavra sofrência.

SAIBA MAIS
Uma das primeiras utilizações da palavra sofrência ocorreu na década de 1960, na música “Canto chorado”, do grupo Os Originais do Samba, que faz parte do álbum com o mesmo nome do grupo, que foi lançado em 1969. Nos últimos anos, o termo ganhou notoriedade nacional graças ao cantor baiano Pablo, mais conhecido como “o rei do arrocha”.