Header Ads

LightBlog

Textualidade: fatores e a composição de um texto


Textualidade é o conjunto de características que fazem com que uma sequência linguística seja um texto e não uma sucessão de frases que não compõem um todo significativo.

Fatores de textualidade:
intencionalidade; aceitabilidade; informatividade; situacionalidade; intertextualidade;

coesão – coerência.

Intencionalidade: diz respeito à intenção do produtor de elaborar um texto – seja oral ou escrito – coeso e coerente, de modo a cumprir a função sociocomunicativa.

Aceitabilidade: diz respeito à predisposição do receptor de considerar um texto coeso e coerente e colaborar no processo de produção de sentido.

Informatividade: as informações veiculadas por meio dos textos escritos ou visuais, como anúncios, artes plásticas, artigos, dentre outros. O grau de informatividade de um texto é medido de acordo com o conhecimento de mundo das pessoas a que ele se destina. Ou seja, dizemos que um texto possui um alto grau de informatividade quando a compreensão mais ampla desse texto depende do repertório cultural do leitor.

Situcionalidade: diz respeito à adequação do texto à situação sociocomunicativa. Esse fator de textualidade está ligado às expectativas, às crenças e aos objetivos dos agentes envolvidos no processo de interlocução.

Intertextualidade: diz respeito aos fatores que fazem tanto a produção quanto a recepção de um texto dependentes do conhecimento que os agentes envolvidos no processo sociocomunicativo têm de outros textos.