Header Ads

LightBlog

Cágado é visto na superfície do Rio das Contas em Jussiape

A força da correnteza arrastou o filhote de cágado para as margens do Contas Foto: Will Assunção/JUP

O fotógrafo da Jussi Up Press Will Assunção fotografou um filhote de cágado na superfície do Rio das Contas, próximo ao sistema Duas Ilhas, entre a antiga ponte e a barragem, em Jussiape. O registro foi feito nessa sexta-feira (5). Segundo populares, o fenômeno sempre se repete no verão, quando o volume do rio aumenta muito.

É possível que com as últimas chuvas que caíram na região, o fluxo da água, que aumentou, tenha trazido o animal, que foi arrastado pela força da correnteza para as margens.

O cágado, tartarugas de água doce, por se tratar de um réptil, da família dos Chelidae, é muito frágil a elementos contaminantes, no entanto, ele pode entrar em posição de inerência até recuperar os danos – que podem ser causados pela poluição – causados ao organismo dele.  


PARAÍSO DOS BANHISTAS

O Rio das Contas, em Jussiape, se tornou uma das melhores opções para quem quer aproveitar o verão neste início de janeiro. Nos últimos anos, mesmo com as cheias esporádicas, a vazão do sistema Duas Ilhas não permanece por mais de uma semana. Muitos atribuem à evasão do volume da água às bombas, que irrigam plantações de maracujá ao longo das margens do Contas. Outro fator que pode estar agravando a situação do rio é o assoreamento, já que, praticamente, não existe mais mata ciliar às margens do rio.

Embora a Duas Ilhas seja ideal para quem deseja praticar esportes aquáticos, relaxar com a leitura de um livro, marcar um piquenique com os amigos, passear com a família, fotografar uma bela paisagem ou até mesmo aproveitar o pôr do sol, os visitantes têm encontrado lixo e até embalagens de agrotóxicos – o que oferece um sério risco á saúde dos banhistas e de quem consome a água -, provenientes da monocultura de maracujá, às margens do rio.

Acima da barragem, muitos banhistas optam pela profundidade e pelo grande volume água concentrado pelo sistema. Há também quem prefira se deliciar com a queda d’água, natural entre os grandes lajedos, em uma das margens do rio. Nesta semana, o fluxo de visitantes tem aumentado a procura de um lugar onde possa se refrescar de um calor que chega a 28ºC. A própria população é atraída pelas correntes das águas que caem do sistema de abastecimento do município. No entanto quem pretende se banhar no atrativo deve prestar atenção nas pedras em diversas partes do rio.

SEM CHUVAS
Mesmo sem pancadas de chuva satisfatórias no município, o Rio das Contas ganhou um novo volume após as fortes e constantes chuvas que caíram na região nos últimos dias. Na última sexta-feira (5), a Barragem Duas Ilhas, um dos principais cartões postais da cidade, aumentou drasticamente a sua vazão, em consequências dos temporais que caíram na região.

Apesar do tempo abafado, acompanhados de raios e trovões, apenas pancadas rápidas de chuva caíram sobre o município nos últimos dias. No entanto a previsão é de tempo nublado com possibilidade chuva para este fim semana, segundo o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Jussiape deve registrar máxima de 28ºC e mínima de 18ºC nas madrugadas dos próximos dias.