Header Ads

LightBlog

Mesmo com divergências, Câmara entra em recesso de fim de ano em clima pacífico

Câmara de Vereadores de Jussiape Foto: Will Assunção/JUP

A Câmara de Vereadores de Jussiape entrou em recesso de fim de ano na última sexta-feira (15). A última sessão de 2017 contou com a presença dos nove vereadores que apesar das divergências políticas – o que torna evidente o regime democrático em que vivemos – finalizou com um abraço coletivo e anseios de prosperidade.

As atividades da Câmara estão previstas para retornar apenas em fevereiro de 2018, já no segundo ano desta legislatura. Em 2017, alguns embates marcaram o Legislativo, mas, talvez, o julgamento das contas de 2015 do governo do ex-prefeito Gilberto Freitas ganhou visibilidade não apenas da imprensa, como também da população por diversas razões, incluindo a pressão popular e a baixa popularidade do ex-gestor.

Um fato inédito que marcou o julgamento que rejeitou as contas do governo do ex-prefeito foi a votação aberta, conquista ressaltada por alguns vereadores. O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte de justiça do país, legitimou um ato que evidencia a transparência nas análises das contas públicas.

Outro fato que marcou o Legislativo em 2017 foi o surgimento de uma nova oposição, composta pelos peemedebistas Edilando Brandão e José Roberto, embora o prefeito Eder Jakes, que integra o mesmo partido, ainda mantenha maioria na Casa.

Quem pertence à editoria de política de um veículo de comunicação e cobre os bastidores do poder por anos acaba se afeiçoando a alguns perfis políticos, ainda que acabemos descobrindo tramas e desventuras de naturezas inconfessáveis e que não publicadas por um motivo ou outro – mas nunca por medo ou apatia. A Câmara já se tornou parte do meu dia a dia. É como uma terceira casa, só que composta por uma família formada de entes temporários os quais mantemos relações formais e etéreas.

Até 2018 com muitas colunas do #assunta repletas de furos jornalísticos e informações exclusivas da Jussi Up sobre política e os bastidores do poder.