Header Ads

LightBlog

Jussiape realiza 3ª Conferência Municipal de Educação

O prefeito de Jussiape Eder Jakes (PMDB) e a secretária de Educação Cleudia Novais Foto: Will Assunção/JUP

Jussiape realizou nesta sexta-feira (8) a 3ª Conferência Municipal de Educação. O evento teve início às 9h com a fala da secretária de Educação Cleudia Novais e do prefeito de Jussiape Eder Jakes (PMDB). O evento, que contou com a participação de profissionais da educação e de membros de diversos setores sociais, se estendeu até à tarde desta sexta. A Conferência, realizada pela Prefeitura Municipal de Jussiape, através da Secretaria de Educação, teve suas atividades promovidas no ginásio de esportes da Escola Municipal Manços Freire, na Praça Jandira Alencar.

Além da presença da presidente do Conselho Municipal de Educação e secretária de Educação Cleudia Novais, estiveram presentes a secretária de Saúde de Jussiape Simone Aguiar, a secretária de Assistência Social de Jussiape Eulina Caires e o secretário de Educação de Livramento Sebastião de Oliveira.

Antes das discussões serem iniciadas, o professor da rede municipal de ensino de Jussiape Valdinei Carvalho levou ao público uma narrativa, que explora o universo da contação de história. Uma palestra proferida pelo professor Alexirley Ramos da Silva integrou também a programação do evento.

O professor da rede municipal de ensino Valdinei Carvalho Foto: Will Assunção/JUP

Dentre as muitas conquistas do Plano Nacional de Educação (PNE), está a realização das conferências nacionais de educação. As conferências têm por objetivo ser um espaço democrático onde a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a Educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE. Além disso, as conferências subsidiam a elaboração do Plano Nacional para o decênio subsequente.

Devem acontecer pelo menos duas conferências nacionais de educação até o final do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação, no âmbito do Ministério da Educação.

PÚBLICO
Os que estiveram presentes participaram dos debates sobre decisões importantes para a educação do município. Estudantes, profissionais da educação, gestores, pais e familiares, comunidade escolar, professores, sindicato, entre outros membros dos diversos setores sociais discutiram propostas que refletem diretamente na realidade do município, do estado e até do país.

Com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, o evento se dividiu em três eixos:

EIXO I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

EIXO II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

EIXO VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

RESULTADOS ESPERADOS
As contribuições e propostas aprovadas nas plenárias de eixo devem ser sistematizadas, aprovadas pela plenária final e encaminhadas ao Fórum Estadual de Educação, para que sirvam de subsídio nas discussões das conferências estaduais.

Além dessas emendas, das conferências municipais também resulta a escolha dos delegados, que são as pessoas que vão representar os diferentes segmentos e setores na etapa seguinte, que pode ser uma conferência estadual ou regional. O documento final é muito importante, pois orienta não apenas o MEC, mas também o Congresso.

Jussiape realiza a 3ª Conferência Municipal de Educação Foto: Will Assunção/JUP