Header Ads

LightBlog

Fotografia: Natal de Jussiape

Natal de Jussiape Foto: Will Assunção/JUP

O centro de Jussiape é palco de atividades culturais gratuitas voltadas a todos os públicos. Uma árvore com estrutura de metal foi instalada na Praça Nove de Julho, e, à noite, ela fica iluminada junto a outras centenas de microlâmpadas espalhadas pelo local.

LUZES NA CIDADE
Luzes iluminam o Natal de Jussiape

Jussiape tem as suas três principais praças – Rodrigo Alves Teixeira, Nove de Julho e Cleriston Andrade – decoradas com luzes e ornamentos que levam o espírito natalino ao público que transita pela cidade nesta época do ano. As microlâmpadas espalhadas por árvores, praças e outros espaços fazem com que a vista, à noite, em Jussiape seja contagiada pela magia do Natal. Moradores também aproveitaram para enfeitar as suas casas com luzes e adornos natalinos.

DECORAÇÃO NATALINA
Jussiape apresenta decoração de Natal

Jussiape ganhou uma decoração para celebrar o período natalino. As tradicionais iluminações e decorações nos espaços públicos da cidade e uma programação cultural diversificada é ofertada para o público durante os dias 17,23 e 25. A decoração nas três principais praças da cidade traz cenários e personagens queridos, especialmente pelo público infantil, como o Papai Noel.

PRESÉPIO
Presépio em Jussiape resgata essência do Natal

Árvores decoradas e papais noéis são peças que nunca faltam na decoração de Natal. Mas o presépio, construção que retrata a cena do nascimento do menino Jesus, muitas vezes fica de fora. A Praça Nove de Julho, no centro de Jussiape, ganhou uma montagem com personagens bíblicos para celebrar o período natalino.

O presépio lembra as pessoas sobre o verdadeiro sentido da festa, que é celebrar a natividade de Cristo. O presépio surgiu em 1223, quando são Francisco de Assis encenou o nascimento de Jesus em Greccio, na Itália. São Francisco recriou o cenário com pessoas que viviam na cidade, como se fosse uma peça teatral e, em seguida, os franciscanos, como missionários, espalharam essa ideia para o resto do mundo. Com o passar do tempo, os católicos começaram a recriar o episódio do nascimento de Cristo com diversos tipos de materiais para representar cada personagem bíblico.