Header Ads

LightBlog

Retrospectiva traz principais momentos do atentando de 24 de novembro

O prefeito-médico Procópio Alencar Foto: Will Assunção/JUP

A Jussi Up Press produziu um especial, com base nos estudos do editor da agência Will Assunção, que se especializou em Comunicação e Marketing, divulgado em 2013, que traz uma retrospectiva sobre o atentado de 24 de novembro de 2012, caracterizado por uma série de ataques, que deixou quatro pessoas mortas, e outras três feridas, após o atirador Claudionor Galvão de Oliveira alvejar três pessoas do grupo político liderado por Procópio Alencar, além de deixar feridos dois policiais militares. O conteúdo produzido pela JUP segue a ordem cronológica e dá destaque a eventos importantes que ganharam visibilidade na mídia na época.



Prefeito, primeira-dama e funcionário da Embasa são mortos por atirador em Jussiape

O prefeito e a primeira-dama de Jussiape Foto: Will Assunção/JUP

24/Nov/2012 – O prefeito de Jussiape Procópio Alencar, 76, e sua esposa Jandira Alencar, 71, foram alvejados na manhã deste sábado (24) por um atirador. Segundo informações obtidas pela JussiUp Press, Oderlange Pereira, funcionário da Embasa, também foi baleado na cabeça pelo atirador, enquanto se reunia com amigos em um bar na Rua Direita, próximo ao centro da cidade.

O atirador, identificado como Claudionor Galvão de Oliveira, 43, invadiu o consultório médico do prefeito, localizado ao lado de sua casa, e atirou contra ele. Jandira Alencar foi morta na Praça Cleriston Andrade, ao retornar para a residência. Segundo informações que chegaram à Redação da JUP, as vítimas faleceram no momento que foram alvejados. Já o funcionário da Embasa, chegou a ser socorrido e levado a um hospital de uma cidade vizinha, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com repórteres da Jussi Up Press, mais pessoas ficaram feridas durante o ataque. O atirador, conhecido por Coló, foi alvejado depois de trocar tiros com policiais na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade. Procópio Alencar foi eleito com 58,48% dos votos válidos em outubro deste ano.

Policial baleado por atirador continua em estado grave
24/Nov/2012 – O estado de saúde do policial militar Givanildo dos Santos Alves, 31, baleado na manhã deste sábado (24), no atentado que deixou quatro mortos em Jussiape, é grave.

O policial foi levado para um hospital em Vitória da Conquista.

Por volta das 11h, o PM se envolveu numa intensa troca tiros na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro da cidade. Durante o confronto, o policial militar foi atingido na cabeça pelo atirador.

O atirador foi morto pela polícia no local.

Policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e da CAESG estão em Jussiape para reforçar a segurança na cidade.

Morte do prefeito de Jussiape é destaque na imprensa internacional
25/Nov/2012 – Veículos da imprensa internacional noticiaram o atentado, em Jussiape, que deixou quatro pessoas mortas e outras três feridas. Entre as vítimas que foram mortas por um atirador está o prefeito da cidade Procópio Alencar.

O site espanhol “La Informacion” destacou a tragédia que aconteceu no município da Chapada Diamantina (BA). Já o site latino “El Mércurio”, afirma que a polícia admitiu não ter maiores informações sobre o caso. O colombiano “La Republica” enfatiza que o comerciante Claudionor Galvão de Oliveira enfrentou a polícia e morreu baleado logo após o confronto.

Informações da agência de notícias EFE foram reproduzidas em vários sites estrangeiros.

Corpo do atirador é enterrado em Jussiape
25/Nov/2012 – O corpo do atirador Claudionor Galvão de Oliveira, 43, foi enterrado neste domingo (25), no Cemitério de Jussiape. O enterro aconteceu por volta das 6h e não foi acompanhado por nenhum familiar, além de um parente que seria seu primo, segundo informações obtidas pela JUP. O atirador foi enterrado em uma cova comum.

Corpo do atirador Claudionor Galvão de Oliveira Foto: Will Assunção/JUP

Claudionor Galvão matou 3 pessoas e feriu outras 2 durante um ataque na cidade de Jussiape, na Chapada Dimantina (BA), no último sábado (24). Após trocar tiros com policiais militares, na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade, Claudionor foi morto por policiais militares.

Segundo informações obtidas pela Jussi Up Press, Claudionor teve um surto psicótico, o que teria motivado a cometer o massacre.

Corpo das vítimas são velados em Jussiape
25/Nov/2012 – Os corpos das vítimas do massacre ocorrido no último sábado (24), em Jussiape, são velados nas residências das vítimas, na cidade.

O corpo do prefeito de Jussiape Procópio Alencar e o de sua esposa Jandira Alencar são velados em sua residência, na Rua J. J. Seabra. Segundo informações da família das vítimas, os corpos serão levados para a Câmara de Vereadores de Jussiape no centro da cidade.

O corpo de Ordelange Pereira é velado em sua residência, na Rua Bahia. O governador do Estado, Jaques Wagner (PT), além de outros políticos estiveram presentes nos velórios. Desde o início da manhã deste domingo, amigos e parentes foram aos velórios para se despedirem das vítimas.

O enterro está marcado para às 16h deste domingo (25), no Cemitério de Jussiape. Amigos, parentes e correligionários manifestaram a dor através das redes sociais.

Multidão enfrenta grandes filas para o último adeus ao prefeito e à primeira-dama

25/Nov/2012 – O prefeito de Jussiape Procópio Alencar, 76, e sua esposa Jandira Alencar, 71, mortos na manhã do sábado (24), em um atentado em Jussiape, receberam homenagens de políticos e de centenas de concidadãos que fizeram questão de irem ao velório, aberto ao público, na Câmara de Vereadores de Jussiape, no centro da cidade, onde os corpos das vítimas passaram após deixar a residência do casal.

Uma longa fila de pessoas se formou na entrada da Casa Legislativa, na Praça Rodrigo Alves Teixeira, quando o velório foi aberto ao público, no início da tarde. Desde que foi divulgado que os corpos seriam recebidos na Câmara, a população começou se concentrar na praça para ver a chegada do cortejo fúnebre.

O caixão seguiu acompanhado por uma multidão às 17h10, onde foi recebido pelas autoridades das esferas local, regional e estadual.

Prefeito de Jussiape e primeira-dama são enterrados neste domingo
25/Nov/2012 – O corpo do prefeito de Jussiape Procópio Alencar e da primeira-dama Jandira Alencar, mortos no sábado (24), foram enterrados no cemitério de Jussiape por volta das 17h30 deste domingo, sob lágrimas de amigos, familiares e correligionários.

Uma multidão se formou na despedida do casal.

Os corpos foram acompanhados pela família, admiradores e por uma multidão que saiu da Câmara de Vereadores num cortejo fúnebre até o cemitério, onde foram enterrados.

Amigos e familiares dão o último adeus a Oderlange Pereira
25/Nov/2012 – O corpo do funcionário da Embasa de Jussiape, Oderlange Pereira, morto no sábado (24), foi enterrado no cemitério da cidade por volta das 17h42 deste domingo (25), logo depois do corpo do prefeito Procópio Alencar, 76, e de sua esposa Jandira Alencar, 71, serem enterrados.

O corpo foi acompanhado pela família e por amigo

Emoção no último adeus; repórter da JUP narra despedida das vítimas de atentado

Amigos e familiares dão o último adeus às vítimas do atentado Foto: Will Assunção/JUP

Will Assunção | 25/Nov/2012 – Centenas de pessoas se emocionaram e choraram inconsolavelmente, hoje, no último adeus às vítimas do atentado, em Jussiape, no último sábado (24). As flores estavam alí, repletas de muitas cores fortes, simbolizando o amor e a saudade entre pessoas que perderam um amigo, um pai e uma mãe, um avô e uma avó, um marido, um líder.

As lágrimas, impossíveis de serem contidas, eram o modo do íntimo se comunicar. De expressar a imensa tristeza que todos estavam sentindo naquele instante. A impressão que ficou é a de que todas as homenagens ainda não bastaram para mensurar o quanto a população se sente órfã neste momento. Ninguém estava preparado para o último adeus. Essa era a impressão que a imprensa teve.

O local foi tomado por uma multidão que ansiava pela última despedida; era como se o cemitério tivesse recebido apenas uma espécie de energia, um só pensamento, que unia os presentes. Todos lamentavam, e ao mesmo tempo, tentavam tirar forças dos princípios dos que ensinaram algo e partiram cedo demais.

Caixão do atirador é violado e queimado parcialmente
26/Nov/2012 – Na madrugada desta segunda-feira (26), o túmulo do atirador Claudionor Galvão, 43, foi violado e o caixão parcialmente incendiado.

O corpo não foi atingido pelo fogo.

Túmulo do atirador é violado Foto: Will Assunção/JUP

O episódio aconteceu em menos de 24 horas após o sepultamento do atirador no Cemitério de Jussiape.

Claudionor matou 3 pessoas, e feriu outras 2, durante o ataque na cidade de Jussiape, na Chapada Dimantina (BA), no último sábado (24). Após trocar tiros com policiais militares, na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade, Claudionor foi morto.

Segundo informações obtidas pela Jussi Up Press, um primo de Claudionor Galvão foi quem encontrou o caixão violado já na manhã desta segunda-feira.

A sepultura foi novamente fechada com cimento.

Policial atingindo está em coma induzido, diz médico
26/Nov/2012 – O quadro de saúde do policial militar Givanildo dos Santos Alves, 31, baleado na manhã do último sábado (24), em Jussiape, durante confronto com o atirador, é instável, disse o neurocirurgião responsável por Givanildo, Juliano Batista.

Segundo o médico, o policial está em coma induzido.

O policial foi levado até Vitória da Conquista por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e está internado em um hospital particular da cidade, por onde passou por uma cirurgia de urgência.

Segundo o neurocirurgião responsável pelo caso, o projétil se alojou no crânio do policial. Apesar de correr risco de morte, a equipe médica disse que o paciente reagiu bem à cirurgia.

“A reação vem sendo satisfatória, apesar de grave e (o paciente) apresenta pequenas melhoras”, disse o médio.

CONFRONTO
Por volta das 11h, o policial se envolveu em uma intensa troca tiros na Praça Rodrigo Alves Teixeira, onde foi atingido na cabeça. O atirador foi morto pela polícia no local após ser alvejado com um tiro no peito.

Presidente da Câmara de Vereadores de Jussiape convoca população para a Caminhada Pela Paz

Gilberto Freitas posa com família para convocar população para Caminhada pela Paz Foto: Will Assunção/JUP

28/Nov/2012 – O presidente da Câmera de Vereadores de Jussiape, Gilberto Freitas (PSC), convoca toda a população, além de concidadãos de cidades circunvizinhas para participar nesta quinta-feira (29), a partir das 16h, da Caminhada Pela Paz.

O ponto de partida da manifestação será a Prefeitura Municipal de Jussiape, localizada na Praça 9 de Julho, e tem seu término na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade.

Gilberto completa que todos os líderes religiosos da cidade e seus seguidores estão convidados para participar, já que o manifesto é pela paz e amor ao próximo. “Eu convido a todos a caminhar com fé e muita paz. Jussiape é uma cidade de todos, e estamos juntos buscando o retorno da paz para esta cidade”, disse Gilberto, que pediu aos participantes que usassem roupas brancas durante a manifestação.

Freitas afirmou ainda que a cidade não deve ser lembrada por essa tragédia, que deixou todos de corações consternados. “As vítimas sempre serão lembradas com honra em dias gloriosos”, disse o presidente da Câmara de Vereadores do município. “Vamos esquecer rivalidades, temos uma causa para lutar: a paz e o bem de todos os cidadãos desta cidade”, completou Gilberto, que assumirá a Prefeitura em janeiro de 2013.

Junto a sua família, o presidente da Câmara de Vereadores, destacou a importância da população participar da caminhada pela paz. “A intenção é criar uma forma de unir todos em volta de um único motivo: a paz de Jussiape”, finaliza Gilberto.

Missa em São Paulo homenageia vítimas do atentado em Jussiape
29/Nov/2012 – Uma missa em homenagem às vítimas do atentado em Jussiape no último sábado (24), será celebrada na próxima sexta-feira (30), às 20h, na Igreja São Judas Tadeu, localizada na Av. Jabaquara, 2682, no bairro São Judas, na zona sul de São Paulo.

Nomes das vítimas homenageadas
Procópio Pereira de Alencar
Jandira Oliveira Alencar
Ordelange Novais Pereira

Caminhada pela Paz reúne população em Jussiape
29/Nov/2012 – Na tarde desta quinta-feira (29), uma multidão de branco tomou as principais vias de Jussiape num manifesto pela paz. O Presidente da Câmera de Vereadores de Jussiape, Gilberto Freitas (PSC), esteve à frente da caminhada que reuniu a comunidade jussiapense.

A caminhada teve início na Praça 9 de Julho, onde os participantes se reuniram para pedir paz e amor ao próximo. A passeata seguiu até a Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade, onde políticos e líderes religiosos discursaram para uma multidão, que participava do evento.

Gilberto Freitas, que assumirá a Prefeitura de Jussiape, lembrou das vítimas e afirmou que a cidade não deve ser lembrada por essa tragédia que deixou todos chocados.



Adversários na política, Moacir Leite e Gilberto Freitas se unem durante Caminhada pela Paz

Gilberto Freitas e Moacir Leite Foto: Will Assunção/JUP

29/Nov/2012 – Adversários políticos, Moacir Leite (PTB) e Gilberto Freitas (PSC), se uniram para a Caminhada Pela Paz, realizada em Jussiape na tarde desta quinta-feira (29), onde reuniu a população jussiapense. O presidente da Câmera de Vereadores de Jussiape Gilberto Freitas estava à frente da caminhada junto ao candidato a vice-prefeito nas últimas eleições municipais, Moacir Leite.

A caminhada teve início na tarde desta quinta, na Praça 9 de Julho, e reuniu uma multidão vestida de branco para promover a paz e o amor ao próximo. A passeata seguiu até a Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade, onde outros políticos e líderes religiosos se pronunciaram para uma multidão que participava do evento.

Políticos de diversos partidos se reuniram e enviaram mensagens de paz a todos os concidadãos de Jussiape e região. O presidente da Câmara dos Vereadores Gilberto Freitas (PSC), falou sobre os novos rumos da cidade. “Nós nos unimos em prol do nosso município. É preciso que Jussiape possa trilhar o caminho da paz. Vai um recado para o povo de minha terra, você que é pai, que é mãe, cuide de seus filhos. Dê amor e aconchego a seus filhos, só assim a paz irá reinar em Jussiape e no país”, disse o Gilberto Freitas.

Gilberto Freitas e Moacir Leite Foto: Will Assunção/JUP

Em seguida, o presidente da Casa Legislativa comentou também sobre a tragédia que chocou a cidade. “A tragédia que aconteceu em Jussiape foi triste e com repercussão internacional. É preciso que todos vocês rezem, orem por todos nós jussiapenses. E que seus corações possam ter paz e amor. Espero que hoje todos vocês possam caminhar nessa manifestação do povo e conscientizar que viver é importante, mas amar o próximo é ainda mais importante. Muito obrigado”, finalizou Gilberto Freitas.

Durante manifesto, cidadão jussiapense pede a políticos que renunciem rivalidade pela paz
29/Nov/2012 – Durante o manifesto pacífico que aconteceu na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro de Jussiape, nesta quinta-feira (29), Rodrigo Leite, um cidadão jussiapense pediu a todos os vereadores que ajudem Gilberto Freitas a fazer uma boa gestão no município, promovendo a paz entre a população.

“Vamos, por favor, ajudar Bel a administrar Jussiape, gente”, disse Rodrigo Leite durante a manifestação em frente à Câmara de Vereadores. “Eu peço a todos os vereadores que ajudem Bel a fazer uma boa administração para a nossa cidade, com paz e respeito ao próximo”, completou emocionado.

Emocionada, mulher lembra de Procópio Alencar como pai dos pobres

Mulher se emociona ao falar sobre atentado Foto: Will Assunção/JUP

29/Nov/2012 – Durante a manifestação pela paz, que aconteceu no centro da cidade, na tarde desta quinta-feira (29), uma mulher falou de como ela sempre iria se recordar do prefeito Procópio Alencar, vítima da tragédia do último sábado (24), que deixou 4 mortos. “Foi ele quem matou a minha fome, aqui nós perdemos um pai”, disse a jussiapense emocionada.

Presidente da Câmara é empossado prefeito de Jussiape
30/Nov/2012 – Com a presença da imprensa, autoridades militares e religiosas, de vereadores e de outros representantes da sociedade presentes na Câmara Municipal, o presidente da Câmara de Vereadores de Jussiape, Gilberto Freitas (PSC), assumiu, no fim da tarde da sexta-feira (30), a Prefeitura de Jussiape.

Como presidente da Câmara, ele tomou posse como chefe do Executivo de Jussiape em razão da morte do prefeito, Procópio Alencar, assassinado no atentado que deixou quatro mortos no sábado, 24 de novembro em Jussiape.

“Não vá ao meu gabinete me pedir para perseguir ninguém, porque eu não vou aceitar. Gostaria de estar aqui assumindo no dia 1º de janeiro a cadeira de vice. O município tem que dar continuidade, e prometo ao povo de Jussiape que serei firme e forte nas minhas decisões”, disse, já empossado como prefeito, Gilberto Freitas, no seu pronunciamento.

Estiveram presente na posse de Gilberto Freitas, os vereadores Juscelino Carvalho que assumirá a presidência da Câmara até o dia 31 de dezembro, Vildomar Luz, Jadiel Muniz, Moacir Leite, Rodrigo Leite, Elísio Carvalho, Roberto Paiva Luz e Adailton Luz Sobrinho.

Como autoridade militar, o tenente Rhumas e o major Jorge Brito Macêdo. O prefeito de Rio de Contas, Márcio Farias, e o vice-prefeito eleito de Livramento, Gerardo Junior, também estiveram presentes na cerimônia.

O deputado estadual Nelson Leal (PSL) e o deputado federal José Rocha (PR), além do bispo da Igreja Católica D. Armando Bucciol e Robson Alencar, filho do prefeito Procópio Alencar compareceram à cerimônia de posse do novo prefeito de Jussiape.

A pedido de Gilberto, Robson Alencar encerrou a cerimônia com um discurso de paz. “Mesmo não tendo uma igreja, o importante é fazer o bem ao próximo, o que deve ser um sentimento de prioridade no ser humano. Se um dia eu vier concorrer a um cargo político, eu colocarei na lista declarando meus bens, um milhão de amigos. Recebi ligações de quase todos os estados brasileiros, e de vários lugares do mundo. Eu desejo ao meu amigo e a todos que tenhamos um mandato de paz. Imagino que daqui a um ano teremos uma cidade bem melhor. Estou disposto a ajudar todos vocês. Sou o mesmo de sempre”, finalizou Robson Alencar.

CASO PARTICULAR
Com a morte do prefeito eleito Procópio Alencar, foi criado um curioso caso judicial. Como ele era vice de Vagner Freitas (PTB), cassado pela Câmara de Vereadores em 2010, o cargo foi assumido pelo presidente do Legislativo, Gilberto dos Santos Freitas (PSC). Como presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Freitas assume neste momento até o dia 31 de dezembro. Como a morte ocorreu após a eleição, o vice assumirá em janeiro de 2013 em outra cerimônia de posse, já como prefeito até dezembro de 2016.

Tomados pela insegurança, moradores de Jussiape contratam serviço de segurança particular

Segurança particular é contratada por moradores de Jussiape para vigiarem residências Foto: Will Assunção/JUP

8/Dez/2012 – Um grande número de moradores de Jussiape contratou um serviço de segurança particular para fazer rondas nas ruas ondem moram. Diariamente, entre 20h e 5h, agentes particulares da OPE, empresa responsável pelo serviço de segurança, vigiam a rotina de vários moradores que temem a violência no município. Até o fechamento desta matéria, haviam 76 contratos com o serviço de segurança, que tem parceria com a Polícia Militar e com a Prefeitura Municipal de Jussiape.

Uma moradora que contratou o serviço disse se sentir mais segura com os seguranças monitorando a sua residência. “Eu me sinto mais segura. Porque não há vizinhos por perto e pode acontecer alguma coisa”, disse. Jussiape conta atualmente com três policiais fixos, além de oito homens para o reforço da segurança.

Gilberto Freitas toma posse em sessão na Câmara

Gilberto Freitas é empossado prefeito de Jussiape Foto: Will Assunção/JUP

1º/Jan/2013 – O prefeito de Jussiape Gilberto Freitas (PSC) tomou posse na terça-feira (1º), em sessão solene na Câmara dos Vereadores do município, onde pregou a realização de um trabalho conjunto com o Legislativo e com seu secretariado, em prol dos projetos prioritários para o desenvolvimento da cidade.

Em discurso, Gilberto enfatizou sua postura de lutar com seriedade pela cidade. “Meu compromisso é com Jussiape, não com partidos, mas com o desenvolvimento do município”.

O prefeito eleito levou a foto do prefeito Procópio Alencar e a da sua esposa, Jandira Alencar, assassinados em novembro de 2012, onde lembrou com saudades do casal.

Freitas adotou um discurso pacífico com os vereadores, o que leva a crê que não haverá uma política de coalizão com o Legislativo durante o seu mandato. O prefeito pronunciou uma frase de Romário sobre o Brasil, e disse que pretendia se referir à cidade. “Jussiape só vai deixar de ser atrasada quando a educação for valorizada”.

O recém-empossado prefeito aposta na participação dos seus secretários durante a sua administração, e prometeu dar autonomia ao secretariado para alcançar bons resultados. O gestor afirmou também que as portas estarão abertas para os vereadores, com a finalidade de discutirem as soluções para os problemas do município.