Header Ads

LightBlog

Redação do Enem 2017 aborda como tema a educação de surdos no Brasil


O tema da redação do Enem 2017 é Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. A proposta do texto dissertativo-argumentativo foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já no início da tarde deste domingo (5). O assunto surpreendeu professores e educadores, que ratificam que é importante focar na inclusão. No entanto a principal aposta para a redação de 2017 era que o provável tema fosse tratar de gênero e homofobia.

Dicas para não fugir do tema
É essencial demonstrar domínio nas cinco competências exigidas na prova; veja algumas dicas valiosas:

1. Abordar diretamente a educação não apenas como solução da situação-problema, mas incluí-la como argumento no texto: o tema da redação trata especificamente sobre a “formação educacional” dos surdos no Brasil. Portanto os candidatos devem focar nos estudantes com deficiência em específico, pois abordar a problemática de forma generalizada implica em fugir parcialmente do tema.

2. Desde que o Enem decidiu seguir uma tendência de trazer temas acerca da participação e da integração dos marginalizados na sociedade, a palavra-chave tem sido inclusão e educação.

Correção da Redação
A forma de correção da redação é alvo certeiro de polêmicas. Após ter recurso negado no Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Educação (MEC) afirmou que acatará a decisão e que não vai anular redação contrária aos direitos humanos.