Header Ads

LightBlog

Jussiape está fora da lista das cidades em que a biometria é obrigatória


O Tribunal Eleitoral Regional da Bahia (TRE-BA) já informou que 52 cidades da Bahia estão em processo obrigatório de recadastramento biométrico. A lista dos municípios, que não inclui Jussiape, pode ser consultada no site do órgão. Os eleitores devem concluir o recadastramento biométrico até 31 de janeiro de 2018.

O órgão informou que 4.255,573 eleitores das 52 cidades da Bahia devem fazer o recadastramento, mas apenas 862.518 fizeram a biometria. O tribunal destaca que outros 43 municípios baianos já finalizaram o recadastramento biométrico.

BIOMETRIA
O método é automático e de reconhecimento individual. O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. O recadastramento serve ainda para atualizar o cadastro de eleitores.

Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa apresentar a original de um documento oficial com foto (RG, CNH, carteira profissional e/ou passaporte), além de um comprovante de residência recente (três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco).

Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.

Antes de comparecer ao cartório, conforme o TRE-BA, é necessário que o eleitor consulte a existência de débitos com a Justiça Eleitoral, no site do órgão. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento. Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio do número (71) 3373-7000.