Header Ads

LightBlog

Celulares piratas serão bloqueados em 2018; saiba identificar os aparelhos falsificados


Os usuários que comprarem celulares não certificados a partir de maio do ano que vem terão seus aparelhos bloqueados, anunciou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que decidiu estabelecer um cronograma para o bloqueio dos celulares piratas. Os aparelhos homologados pela Anatel são os que possuem Imei (Internacional Mobile Equipment Identity), um código numérico que tem a mesma função do chassi de um automóvel. Cada celular tem um número de identificação único e global.

Para descobrir se o celular tem Imei é regular, basta discar *#06#. Se nenhum número aparecer, ou se o número que aparecer for diferente do que aparece na caixa do aparelho, o celular é falsificado. A estimativa da Anatel é que 1 milhão de aparelhos irregulares entrem na rede todos os meses. Apesar disso, os clientes que já adquiriram celulares falsificados não terão os aparelhos bloqueados. O bloqueio só será realizado para celulares sem Imei que entrarem na rede no ano que vem, conforme o cronograma aprovado.

Para consumidores do Nordeste, os celulares piratas serão bloqueados a partir de 24 de março de 2019. Diferente de outras regiões do Brasil. Os clientes que tiverem celulares piratas receberão mensagens de celular 90 dias antes do bloqueio. Para clientes do Nordeste, a data limite para comprar um aparelho irregular sem risco de bloqueio é 6 de janeiro.