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Quais as cinco competências cobradas pela redação do Enem?


É essencial ao aluno saber quais as cinco competências cobradas pela redação do Enem, pois o domínio dessas exigências facilitará a obtenção de um melhor desempenho e, quem sabe, até alcançar a nota máxima na prova: 1000 pontos.

Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
O domínio da gramática normatizada e da estética textual refere ao conhecimento do uso da norma padrão da língua portuguesa. Cabe ao candidato demonstrar domínio sobre as regras gramaticais, levando em consideração critérios relacionados à ortografia, regência, concordância e semântica.

O que será avaliado?
Diferença entre a modalidade oral e escrita;
Atenção à ortografia e às regras gramaticais;
Estética geral do texto e o respeito ao número de linhas;
Ausência de marcas da oralidade;
Precisão vocabular;
Colocação das letras maiúsculas e minúsculas;
Divisão silábica na mudança de linha (translineação).

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
A compreensão da proposta envolve o entendimento do candidato sobre o tema a ser desenvolvido, além de organizar as ideias e aplicá-las em uma produção textual. O candidato deve relacionar outras áreas do conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.

O que será avaliado?
Conhecimento sobre outras áreas, como, por exemplo, literatura, biologia, filosofia, biotecnologia etc.;
Estruturação do texto dissertativo.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
A argumentação é um dos principais pontos da prova. O candidato deve ter como base a ciência e fatos concretizados para defender seu ponto de vista. O inscrito pode e deve usar dados estatísticos, analogias, metáforas (comparações), fatores com causa e consequência, enumerações e citações, além de falas de autoridades sobre o assunto e governamentais.

O que será avaliado?
Progressão qualitativa (relação de sentido entre as partes do texto);
Ordem lógica entre as ideias apresentadas;
Coerência: adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real;
Encadeamento de ideias: cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
A coesão é uma parte indissociável da coerência quando se pretende alcançar excelência em um texto. Logo as ideias precisam, além de ser bem embasadas, estar bem articuladas e organizadas por meios de parágrafos bem estruturados. A utilização de conectivos deve ser explícita, ligando os argumentos e parágrafos, evitando repetições.

O que será avaliado?
Estruturação dos parágrafos: Em um texto dissertativo-argumentativo, o parágrafo é formado por uma ideia principal á qual se ligam as ideias secundárias;

Estruturação dos períodos: Os períodos de um texto dissertativo são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras;

Competência 5 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
Considerada a mais importante, a elaboração de uma solução ou de possíveis intervenções da problemática deve ser criteriosa entre os corretores e tende a ser a parte em que os alunos possuem mais dificuldade. É preciso considerar os pontos abordados durante o desenvolvimento do texto e constatar que existe coerência nos argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida.

O que será avaliado?
O candidato deve ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática considerando um fato passível de ser solucionado. Ao concluir seu texto, deve-se apresentar uma solução para o que foi discutido ao longo da redação.

O que será avaliado?
Presença de proposta;
Detalhamento dos meios para realização da solução proposta;
Possibilidade de ser executada: A solução que eu apresento é viável?
Respeito aos Direitos Humanos: A intervenção não pode ferir valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.