Header Ads

LightBlog

Aberto ao público, Festival de Forró da Chapada em Mucugê atrai amantes do ritmo nordestino

Genival Lacerda Foto: Divulgação

De 12 a 14 de outubro, Mucugê, uma das cidades mais encantadoras da Chapada Diamantina, na Bahia, vai respirar muito forró. Isso porque Targino Gondim reuniu grandes nomes do ritmo nordestino do Brasil para a primeira edição do Festival de Forró da Chapada.

A edição de 2018 conta com atrações como Tato Fala Mansa, Genilval Lacerda, Adelmario Coelho, Estakazero, Jó Miranda, Del feliz, Quinteto Sanfônico do Brasil, Flor Serena, Mestrinho, Renato Borghetti, Cezzinha e Zelito Miranda. Além da programação musical, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem.

O festival, que comemora o aniversário de um dos maiores sanfoneiros da atualidade, Targino Gondim, propiciará novos artistas divulgar seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, provenientes de diferentes localidades do Brasil.

Este é o primeiro evento da Chapada Diamantina que promove o Forró, o baião, o xaxado e o xote. A programação também contará com oficinas gratuitas de sanfona, aulas de dança, forró na praça com a Rural Elétrica e, em todas as noites, shows com Targino Gondim e seus convidados.

O Festival de Forró da Chapada vai estimular a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação dos artistas e difundindo o movimento, informou a produção do evento.

A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais, promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados; cantores; compositores; produtores; empresários; técnicos; estudiosos; comunicadores e amantes do forró.

LINE-UP
O forrozeiro Targino Gondim nasceu em Salgueiro (PE), a 100 km de Exu, a terra do Rei do Baião, mas foi criado em Juazeiro (BA) desde os dois anos de idade. Em 2001, após participar das filmagens de “Eu, Tu, Eles”, foi premiado pelo Grammy Latino e Troféu Caymmi com seu grande sucesso “Esperando na Janela”.

O sanfoneiro já pilotou um especial de TV sobre o nordeste, exibido e gravado pelo Canal Futura - “O Tom da Caatinga” e arrebatou o prêmio de melhor cantor regional, no 21º Prêmio de Música Brasileira com o álbum “Canções de Luiz”.

O cantor Tato apresenta intimidade com grandes eventos, já que foi no Festival de Música do Mackenzie que começou com a sua banda. Vencedor do Grammy Latino, Tato estreou com a Falamansa em 1998, que traz na voz de Tato sucessos como “Xote dos Milagres”, “Rindo a Toa” e “Oh! Chuva”.

A premiação internacional chegou com o disco “Amigo Velho”, que conquistou o título de “Melhor Álbum de Raiz Brasileiro”. Falamansa mistura o carisma e a alegria do forró jovem, sem desprezar as raízes desse ritmo tão brasileiro.

A banda Estakazero possui um repertório que resgata o forró tradicional. A banda liderada por Léo Macedo traz canções das suas apresentações, além de sucessos que marcaram a carreira como “Encosta N´Eu”, “Sapatilha 37” e “Lua Minha”, com ritmos como o baião, o galope, o arrasta pé e o xote, além de influências do reggae.

O cantor Genival Lacerda, paraibano de Campina Grande, foi para Pernambuco na década de 50. Em 1955 gravou seu primeiro disco de 78 rotações, obtendo sucesso com a faixa “Coco de 56”. Em 1964, incentivado pelo concunhado Jackson do Pandeiro, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró e chegou a gravar um LP. O sucesso só chegou mesmo em 1975, com a música “Severina Xique-Xique”. Depois disso, conhecido nacionalmente, se apresenta regularmente em várias cidades brasileiras, fazendo humor, dançando e cantando.

A banda Flor Serena tem o objetivo de apresentar e fortalecer ainda mais a autêntica cultura baiana aos olhos do mundo. Com quase 20 anos sucesso e turnês na Europa, incluindo o título de embaixadores da paz na ONU, em Viena, a banda é liderada por Verlando Gomes, que além de cantar dá voz a cordéis que retratam a vida nordestina.

O cantor, compositor e sanfoneiro Jó Miranda apresenta o repertório do seu mais novo CD “Olha o Balanço”.

“Lembro” (2008), “O Povo Quer Forró” (2009), “O Povo Quer Forró CD e DVD” (2010/2011), “Jó Miranda no São João da Bahia” (2014) e “Forró na Medida Certa” (2015) foram os demais trabalhos realizados pelo artista em quase uma década de carreira.

I Festival de Forró da Chapada
Dias: 12 a 14/10
Onde: Mucugê, na Chapada Diamantina (BA)
Aberto ao Público

QUINTA (12/10)
Targino Gondin
Tato Falamansa
Jó Miranda
Estakazero
Del Feliz

SEXTA (13/10)
Targino Gondin
Quinteto Sanfônico do Brasil
Mestrinho
Adelmário Coelho
Flore Serena

SÁBADO (14/10)
Targino Gondin
Genival Lacerda e João Lacerda
Renato Borghetti
Cezzinha
Zelito Miranda