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A estrutura detalhada da redação do Enem


Vamos aprender de forma detalhada a estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa: saber, por exemplo, como iniciar o texto, ter bons argumentos e, por fim, elaborar uma boa conclusão de acordo com os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, muitas vezes, é necessário abordar de forma profunda, o que muitos candidatos da prova se esquecem. Vamos aplicar os principais aspectos do texto dissertativo-argumentativo para redigirmos uma boa redação.

Estrutura
Sabemos que a estrutura basicamente é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão. Alguns recomendam que uma boa redação deva ter até 2 ou 3 parágrafos de argumentação. Mas há muito mais por vir.

Para a o Enem, muitos argumentos e pouca profundidade não é sinal de uma boa redação, ou seja, 3 ou 4 argumentos não cabem em 30 linhas. Caso você tenha apenas 30 linhas para escrever, ao tentar elaborar 3 argumentos, o resultado será só um: superficialidade. Por isso, 2 argumentos, um parágrafo cada um, é o caminho.

Um parágrafo do texto dissertativo-argumentativo (vale tanto para o Enem, quanto para vestibular ou concurso público) deve ter 3 frases, cada uma com um objetivo específico. Se pensarmos num parágrafo, por exemplo, a estrutura é a seguinte:

INTRODUÇÃO
Contextualizar o tema e entender o processo sociológico e histórico é essencial;

A visão de um importante pensador sobre algo que possa ser relacionado ao tema da redação. Isto é, citar um filósofo, sociólogo ou cientista;

O seu argumento;

Vamos aos exemplos:
X pensador, XX especifica de quem se trata, XX teoria ou pensamento. XX sua posição concordando com o que foi posto anteriormente.

Veja que há apenas duas frases no parágrafo. A primeira expõe a teoria de um grande pensador, e a segunda deixa claro o meu posicionamento em relação à proposta.

A introdução pode vir com três frases. Entenda:

A introdução pode utilizar o conhecimento histórico para contextualizar um fenômeno atual. A segunda frase serve como uma espécie de ponte entre o passado e o presente: é a chamada técnica de transição. A terceira é o seu posicionamento.

ARGUMENTAÇÃO
É necessário aprender a criar bons argumentos. Mas também é preciso saber usar os mecanismos linguísticos de forma adequada para estabelecer a coesão textual, que é um critério de avaliação importantíssimo em qualquer tipo de texto, mas ainda mais na redação do Enem.

O argumento serve para defender sua tese, aquela que você apresentou na última frase da introdução. Em alguns casos haverá temas em que você deve posicionar-se a favor, contra, ou pesar ambos os lados. Nesse sentido, é perfeitamente aceitável que você desenvolva um argumento mostrando o lado positivo do problema, e outro mostrando o lado negativo – sempre seguindo a estrutura de parágrafo exposto acima.

O primeiro parágrafo fala dos pontos positivos, enquanto o segundo fala dos pontos negativos. Essa é uma estratégia que você pode e deve usar para elaborar uma boa redação.

PARÁGRAFO
A primeira frase é curta (máximo de 2 linhas) e simples. Serve para mostrar de forma geral qual o tema daquele parágrafo. Ela tem o nome técnico de tópico frasal.

A segunda frase é o coração do argumento. Aqui você vai convencer o leitor através de uma das estratégias de argumentação: exemplos concretos, estatísticas, argumento de autoridade etc. Você pode usar até 3 deles para dar concretude a este parte do parágrafo.

A terceira frase, finalmente, é uma espécie de conclusão do parágrafo. Você deve chegar a uma síntese a partir do que falou e estabelecer uma ligação com o que vai falar no próximo.

CONCLUSÃO (intervenção ou solução)
Posso começar com as expressões como “Por fim” e “Portanto”? Pode, sim, mas cuidado com outras muito coloquiais como “No fim das contas” ou “Depois de tudo que foi falado”.

CONCRETUDE
Quanto à proposta em si, eu vejo muita gente escrevendo coisas como “o governo deve criar leis, programas, campanhas etc.”. Não é proibido, mas lembre-se que para tirar nota máxima você deve criar algo original. Algo que realmente funcione no mundo real.

Você deve deixar claro quais os meios de se chegar a sua solução. Eu poderia dizer, por exemplo, que para solucionar a fome do mundo basta dar comida para quem não tem. É uma solução? Claro que sim, mas como fazer isso? Sua capacidade de pensar de maneira coerente também está sendo avaliada.

Posso usar “Dessa forma”, “Pode-se dizer”.

Na conclusão:
A primeira frase serve para sintetizar as ideias desenvolvidas anteriormente. Depois, aborda-se a solução sob vários aspectos: o papel do governo, da família e da escola, indicando claramente o que cada um deve fazer para auxiliar em sua resolução. Por fim, a citação de Nietzsche dá um toque final, demonstrando capacidade de relacionar conhecimentos de outras áreas com o tema em questão. E não se esqueça, este é apenas um dos caminhos possíveis.