Header Ads

LightBlog

Dedei, personagem popular de Jussiape, morre aos 42 anos

Will Assunção | Atualizada às 12h48

Dedei segura seu apito Foto: Will Assunção/JUP

Vanderlei Dantas, uma das personagens mais populares de Jussiape, morreu nesta quinta-feira (28), aos 42 anos, na Avenida Eleotério José de Souza, a poucos metros de sua residência, em Jussiape.

A informação da morte de Dedei foi confirmada pela família às 10h30 desta quinta.

De acordo com uma irmã, Dedei, que era portador de esquizofrenia, sofria de arritmia cardíaca e morreu após um mal súbito. No entanto, a família ainda não sabe dizer com exatidão a causa da morte.

A imagem de Dedei e o imaginário popular de Jussiape eram indissociáveis. É possível dizer que é quase improvável existir alguém na cidade que não o conheça. Dedei teceu histórias dignas de um roteiro de comédia para o teatro moderno.  

Irreverente, Dedei mantinha seus próprios bordões como “ô, miin, feia”, dito especialmente a alguém que não o agradava; ou a simples investida carinhosa, explicitada com um “ei, amor”. Ele também chamava a atenção das pessoas com “ó, a boca”, sempre reverberado quando alguém soltava um palavrão. E, talvez, um dos o mais populares, o famigerado “parece um suin” se consolidou no vocabulário de muitos jussiapenses.

Cumprimentando sempre os jovens pelo nome dos pais, Dedei criou uma relação de cumplicidade com os jussiapenses que o conheciam. O astro popular também foi por muito tempo, antes do advento da internet, o portador de notícias em primeira mão. O que Dedei nos trazia sempre havia um “que” grande de verdade.

O corpo de Vanderlei Dantas é velado na sua residência, na Avenida Eleotério José de Souza, em Jussiape. O sepultamento está marcado para às 17h de hoje, informou a família. Na internet, amigos e conhecidos de Dedei lamentam a sua morte.