Header Ads

LightBlog

Palavra de origem tupi, Jussiape significa mesmo “lugar onde todo pássaro bebe água”?

Will Assunção | Atualizada em 3 de SETEMBRO de 2017

O Rio das Contas Foto: Will Assunção/JUP

A povoação que compreende hoje o território do município apenas passou a ser chamada de Jussiape oficialmente em 1890, segundo narrativas históricas. No ano de 1880, a povoação era ainda denominada Fazenda do Gado, pois, segundo o engenheiro Theodoro Sampaio, ele chegou ao arraial, ás margens do Rio das Contas, no dia 11 de janeiro deste mesmo ano, como consta em seus registros publicados em 1905.

Assim como eu, você deve ter aprendido nos primeiros anos da escola que Jussiape significa “lugar onde todo pássaro bebe água”. Então, sinto em dizer, mas a história não é bem essa. Segundo Iacina (1907), livro de Lindolpho Rocha, é possível que o vocábulo Jussiape tenha sido mudado ao de sua origem. Ou seja, tenha sofrido algumas alterações, ou mesmo adaptações. Pois, na concepção atual do vocábulo, é ignorado o que realmente significa, defende o autor.

No tupi, uma hipótese vaga, diria que esse nome viria de iuçuape, que tem o significado de “rio de toda caça”, pois, até então, exprimia uma verdade, já que no século 19 e início do 20, quando o autor viveu, a maior parte do rio era praticamente intocada e, por isso, concentrava uma variedade de animais as suas margens.

No entanto é importante dizer que, o que existe é uma interpretação do autor à época, baseada no que se supõe, tendo como base a língua tupi. Ou seja, apesar de ninguém saber ao certo o real significado do nome Jussiape, o que se tem hoje é uma tradução feita pelo próprio autor, que ao trocar em miúdos, nos aproximamos de um possível significado de Jussiape que pode ser “rio de toda caça” ou “onde bebe toda a caça”.