Header Ads

LightBlog

O prédio da Câmara de Vereadores foi mesmo construído no século 18 como diz a placa da reforma?

Prédio da Câmara de Vereadores no início do século 20 Foto: Acervo do MASOLS

Segundo a placa que indica o ano em que o prédio da Câmara de Vereadores de Jussiape foi reformado, em 2002, a edificação teria sido erguida entre os anos de 1701 e 1800. Seria mesmo possível?

De acordo com os documentos reunidos no acervo do Museu de Antiguidade de Jussiape, o primeiro registro que diz respeito ao aparecimento de outros povos que não o indígena datam dos aos anos entre 1722 e 1732. Isto é, os documentos retratam de uma forma pouco específica do local exato onde ocorreram os primeiros registros. Ou seja, os bandeirantes podem muito bem terem apenas penetrado nessas paragens muito anos depois dos que foram citados acima.

Para se ter ideia, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, uma das edificações mais antigas que se tem notícia em Jussiape, localizada na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro da cidade, foi erguida na segunda metade do século 19, mais precisamente nos anos entre 1850 e 1863. É por esses motivos que se torna muito difícil de acreditar que o prédio da Câmara seja tão antigo assim.

Outro motivo lógico que faz com que a afirmação perca força e caia por terra é que a arquitetura do prédio da Câmara dos Vereadores de Jussiape traz muitos detalhes arquitetônicos do final do século 19 e início do século 20.