Header Ads

LightBlog

Casa de Saúde Ana Medrado Luz, em Jussiape, é interditada após denúncia ao MP

Casa de Saúde Ana Medrado Luz é interditada após denúncia ao MP Foto: Will Assunção/Jussi Up Press

A Casa de Saúde Ana Medrado Luz, em Jussiape, no extremo sul da Chapada Diamantina, foi interditada após ação do Ministério Público, através da Vigilância Sanitária de Brumado, no início da tarde desta quarta-feira (21).

A ação inicial consistiu em uma denúncia ao Ministério Público de que o equipamento de raio-X não funciona desde abril deste ano. Após a fiscalização constar que a máquina de raio-X não estava operando, os agentes decidiram averiguar outras repartições do hospital e descobriram que mais equipamentos não estavam funcionando e diferentes setores se encontravam em situações precárias, segundo informaram fontes à Jussi Up Press.

A Vigilância Sanitária constatou que os focos do centro cirúrgico estavam queimados, o que incapacita a realização de procedimentos cirúrgicos. Os fiscais apuraram também que a autoclave, na sala de esterilização, estava fora de uso.

Casa de Saúde Ana Medrado Luz é interditada após denúncia ao MP Foto: Will Assunção/Jussi Up Press

Ao checarem a farmácia, nenhum farmacêutico estava presente, mesmo tendo pelo menos dois nomes de profissionais cadastrados para atendimento ao público. Nenhuma medição pode ser administrada devido à ausência destes profissionais no local.

A lavanderia estava em situação precária e não poderia funcionar “naquelas condições”, disse a fonte à JUP. “Foram encontradas diversas peças de roupa de molho e lacradas em seguida”, declara.

O QUE FUNCIONA?
Neste momento apenas o ambulatório está funcionando devido dois pacientes estarem internados, o que fez a administração conseguir manter o funcionamento parcial do hospital. No entanto não haverá mais internações até as denúncias serem apuradas pelo Ministério Público.

Após a vistoria as salas de raio-X, a sala de esterilização, o centro cirúrgico, a farmácia e a lavanderia foram interditadas. A clínica médica ainda não foi fechada devido dois pacientes estarem internados no momento. “O raio-X está fechado, a farmácia está fechada e todo o resto também está fechado”, conta a fonte à Jussi Up Press.

ACIDENTE
Antes do fechamento desta matéria, por volta das 13h40 desta quarta, no mesmo dia do fechamento da Casa de Saúde, um acidente na BA-148, no trecho que liga os municípios de Jussiape e Abaíra, deixou pelo menos uma vítima fatal.

O acidente envolveu um WV Gol que capotou após sair da estrada. No automóvel estavam pelo menos cinco pessoas que foram atendidas e levadas à Casa de Saúde.

Acidente faz vítima fatal Foto: Jussi Up Press

Genice Moreira, 21, foi atendida, mas não resistiu aos ferimentos. A jovem morreu a caminho da Casa de Saúde Ana Medrado Luz, em Jussiape. A vítima, que ia em direção à cidade de Abaíra, voltava de Livramento de Nossa Senhora, e estava acompanhada do seu companheiro, teria sofrido fratura exposta, e de sua filha de colo que está fora de perigo.

Até o final da tarde desta quarta, o corpo da jovem mãe estava na Casa de Saúde e aguardava ser transferido para o Instituto Médico-Legal (IML) de Brumado.

Acidente faz vítima fatal Foto: Jussi Up Press

Uma multidão se encontrou em frente à Casa de Saúde.

GESTÃO BEL
Repórteres da agência de notícias Jussi Up Press entraram em contato com a secretária de Saúde de Jussiape Simone Aguiar, que estava no hospital durante os transtornos de hoje, mas até o fechamento desta matéria ela não se pronunciou.

Até o momento o prefeito de Jussiape Gilberto Freitas não se manifestou, nem emitiu um comunicado à imprensa.

RETORNO
Não há previsão para a Casa de Saúde Ana Medrado Luz voltar as suas atividades normais.