Header Ads

LightBlog

Procissão leva centenas de fiéis às ruas de Jussiape na Festa de Nossa Senhora da Saúde

Nesta segunda-feira (2), uma procissão foi acompanhada por uma multidão, formada por centenas de fiéis, durante a Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Jussiape. A imagem da santa foi levada em um andor enfeitado de flores e acompanhado pelo som instrumental de uma filarmônica.

A Festa teve início com uma Missa Solene que começou por volta das 17h, realizada em praça pública, devido o número de fiéis presentes no evento. A programação de hoje ainda contou com uma filarmônica que percorreu as principais vias da cidade, ao som de fogos, em uma alvorada às 5h.

Cristãos católicos de diversos municípios e povoados de Jussiape participaram dos festejos na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro da cidade, onde foi feita a celebração. O local ficou lotado, mas não houve tumulto.

As comemorações contaram com nove dias de celebrações em louvor à padroeira da cidade. A programação ao longo dos últimos dias seguiu com um leilão, realizado no último sábado (31), além da Coroação de Nossa Senhora no domingo (1º). A diminuição na quantidade de fogos foi sentida neste ano.

Durante a celebração, muitos fiéis abanavam com um lenço, e um manto branco foi estendido sobre a multidão, levando a simbologia da proteção de Maria, mãe de Jesus, aos seus filhos na Terra. O pombo solto durante a culminância do evento, representando o Divino Espírito Santo, pousou em meio aos fiéis, atraindo os olhares de quem estava próximo. 

Uma criança surgiu em trajes vermelho e azul representando a Virgem Santa durante a celebração. Outras crianças também se vestiram como santos católicos, encenando passagens da cultura cristã.

A festa popular da Padroeira de Jussiape consagrou uma tradição secular e contou ainda com a beleza da procissão pelas ruas da cidade, alvorada e queima de fogos que reuniu centenas de visitantes e fiéis durante as comemorações.

Uma das maiores expressões culturais e a mais tradicional manifestação religiosa de Jussiape, a Festa de Nossa Senhora da Saúde, comemora 149 anos em 2015.

A tradição começa com a chegada da imagem da Padroeira trazida de Portugal por escravos e oferecida à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde de Jussiape, na Chapada Diamantina, por José Joaquim da Silva Junior, no dia 2 de fevereiro do ano de 1866.