Header Ads

LightBlog

Carnaval de Rio de Contas 2010, o Carnaval da FelizCidade

Rio de Contas foi palco de um dos mais animados carnavais do interior do Estado. A cidade secular, referência no turismo da Bahia e um dos destinos mais desejados da Chapada Diamantina, reuniu turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo à procura da alegria e da magia encontrada no tradicional carnaval e na beleza do seu legado histórico e arquitetônico do final do século 17, concentrado no Centro Histórico.

O Carnaval da FelizCidade Foto: Will Assunção/JUP
A programação deste ano contou com dois palcos. Um com diversas bandas de ritmos baianos, contemplando um circuito mais comercial, e outro, promovendo a cultural local, resgatando marchinhas ao charme dos mascarados. Antecedendo a festa de rua, o Baile à Fantasia e o Baile Vermelho e Preto abrigaram muitos foliões que, além de esbanjar elegância, vieram de longe para curtir a festa momesca.

Ainda nesta segunda-feira (15) foi realizada a tradicional lavagem da escadaria da Igreja de Santana, onde homens se travestem de baianas no cortejo que costuma reunir uma multidão de foliões, perfumando as ruas do Centro Histórico com muita alfazema.

Já na terça-feira (16), saiu pelas ruas da cidade o Bloco dos Mascarados, e uma comissão composta por oito jurados escolheu as melhores fantasias, divididas entre as categorias boneco, caretas, máscaras de tecido e peneirinha.

Uma das mais famosas festas populares, que é o carnaval baiano, finalizou na madrugada de quarta-feira (17), por volta das 5h30, com o nascer do sol entre as montanhas rio-contenses, deixando o gosto de saudade e a expectativa para o próximo ano.